Santiaguense fez uso de medicamento vencido distribuído na Secretaria de Saúde de Santiago Postado sexta-feira, 30 de agosto de 2013 ás 10:43
Medicamentos distribuídos pela SMS na segunda quinzena de agosto, haviam vencido em Julho. |
A santiaguense Suzana Trindade Girelli teve sua vida colocada em risco ao confiar na Secretaria Municipal de Saúde de Santiago, onde retirou, na segunda quinzena de agosto, seis ampolas de Benzetacil para tratamento médico. As duas primeiras doses foram feitas há poucos dias e causaram efeitos colaterais em Suzana - uma alergia manchou seu rosto por alguns dias após a aplicação da medicação.
Ao verificar as ampolas, ela constatou que o medicamento, distribuído em agosto, havia vencido em julho de 2013. Suzana relatou ao blog que já faz tratamento com Benzetacil há alguns meses mas que nunca havia sentido nenhum efeito colateral após a aplicação.
Da Secretaria de Saúde, Suzana Gireli ouviu um pedido de desculpas e conseguiu a troca da medicação. Pouco, para quem teve a saúde colocada em risco com medicamento vencido.
Independente de explicações - espero uma Nota da Secretaria Municipal da Saúde - casos como esse não podem acontecer. É um erro grave que colocou em risco a saúde de uma pessoa. O mais preocupante é que outros pacientes podem ter retirado o medicamento vencido além de Suzana, portanto fica aqui o alerta. Fica também, para quem atua no setor, a cobrança por mais atenção na hora de despachar um medicamento. Com saúde não se brinca!
Rafael! É claro que os profissionais deste setor devem ser mais atentos! Mas sou profissional da Saúde, e posso afirmar que a Industria Farmacêutica produz o medicamento com uma margem de segurança, esta entre 3 a 6 meses, após o prazo de validade, além disso a penicilina é muito conhecida por suas reações alérgicas, sendo que esta não precisa necessariamente ocorrer na primeira aplicação, pois pode ser adquirida no decorrer do tratamento, tanto que a aplicação deste fármaco, só pode ser executada na presença de um profissional médico e com um kit mínimo de segurança (antialérgicos, oxigênio, etc.)
Após este período, o medicamento apenas vai perdendo suas propriedades terapêuticas gradativamente, até chegar ao estado de placebo, mas jamais causará reações adversas devido ao vencimento. Podemos citar o caso do Tamiflu, que este ano, após vencido, teve dispensação autorizada pelo Ministério da Saúde, por mais 1 ano.
Outro fato é que além do profissional que dispensou a medicação, também cabem ao paciente e ao profissional que aplicou o produto, a conferência e aferimento do mesmo. O profissional que aplicou a medicação deve revisar os 9 certos da Enfermagem.
Espero que este comentário possa contribuir com a situação. Não me identifico porque sou Profissional da área, Santiago é um município pequeno, e posso sofrer represálias.
Obrigado pela Atenção.
Que horror. Até uma pessoa altamente especializada (é só ver a expressão "dispensação")tem medo de dizer o que pensa devido a represálias. Mas precisamos apontar esse bando que anda aterrorizando amplos setores do funcionalismo. No mínimo são CCs, saudosos da ditadura e ligados as famílias que controlam tudo em Santiago.