Escola Estadual de Unistalda decide não desfilar e causa revolta entre os alunos Postado quinta-feira, 5 de setembro de 2013 ás 09:32
Alunos e pais da Escola Estadual João Aquino de Unistalda, entraram em contato com o Blog para informar que a direção da instituição decidiu não participar do desfile em homenagem a Pátria, que vai ocorrer nesta sexta-feira no município. A decisão seria uma forma de protesto contra o Governo do Estado.
A comunidade escolar destacou que a decisão foi tomada sem consultar pais e alunos, gerando um ato de autoritarismo por parte da direção da Escola.
O mais revoltante, segundo os alunos, é que em municípios pequenos o desfile é um dos destaques do calendário escolar, quando crianças, jovens e adultos demonstram seu amor pela Pátria, direito que foi impossibilitado este ano.
Nota do Blog: Obviamente, agora, em cima do laço, não há muito o que fazer a respeito. Se a direção da Escola agiu dessa forma, agora, um dia antes do desfile, não haverá tempo hábil para organizá-lo. De qualquer forma, a comunidade unistaldense está cobrando uma explicação sobre o fato. O blog coloca o e-mail rafaelnemitz@gmail.com a disposição da Escola para um contraponto.
A Escola não serve apenas para ensinar matemática, português, história, ....
Serve também pra ensinar cidadania. Imaginaram a farsa de as professoras desfilarem garbosamente, felizes, diante de pais e autoridades? Pois devem ensinar aos seus alunos que a vida não é de farsa. Parabéns às professoras pela sua coragem.
Perfeitas observações Nubem Medeiros. Cabe à Escola e aos servidores analisar de forma ampla sua participação ou não no evento. Se mais brasileiros deixassem de lado essa palhaçada de "desfile de amor a Pátria" e passassem a atuar de forma mais ativa nos assuntos políticos deste país não estaríamos na atual situação. Não há pelo que desfilar! Não há o que comemorar! A melhor lição que estes alunos podem receber é esta: não se aquiete! Não seja apenas mais uma! Faça a sua parte!
Correta a decisão dos professores. É passada a hora de deixarmos de ser brasileiros inertes que marcham como gado comemorando um sete de setembro que nenhum real motivo tem de comemoração até os dias atuais. A melhor lição que estes alunos poderiam receber já foi dada: proteste! Conteste! Não seja apenas mais um!
Não conheço as peculiaridades do caso específico. Acredito e espero que a Secretaria de Educação Estadual tomará as medidas cabíveis.
Que é estranho isto, ahhh, isto é!
Já fui estudante colegial e sei perfeitamente da importância do evento. Realmente a participação no desfile é uma aula de cidadania.
Quanto ao comentário de que não há nada a comemorar, discordo intensamente. Talvez o comentarista não tenha nada a comemorar. É um direito individual dele ficar em casa. Mas lembro que ele não fala pelos outros e esqueceu de dizê-lo. Eu comemoro. E com orgulho. Aliás, todo o dia ao acordar já percebo quanta coisa simples que há para se comemorar.
Tem gente que comemora com máscara no rosto. Outros comemoram avacalhando o que outros construíram. Tem até gente que comemora e sente falta do tempo da ditadura. Tem gosto para tudo. Mas tem uma maioria que se manifesta às vezes, democraticamente. E esta maioria deve e tem de ser respeitada!
Saudações cívicas e cidadãs.