Saiba mais sobre os investimentos agropecuários do Governo do Estado na região de Santiago Postado terça-feira, 24 de setembro de 2013 ás 11:00
![]() |
Entrega do Kit "Dissemina" do Governo do Estado em Capão do Cipó. No Centro da foto, o Secetário de Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi, e o Deputado Federal Paulo Pimenta. |
Os investimentos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado nos municípios da região, oficializados nesta segunda-feira em Santiago, Itacurubi, Capão do Cipó, Nova Esperança do Sul e Jaguari vão contribuir e muito para o desenvolvimento do gado de corte e leite, especialmente no que diz respeito ao melhoramento genético e aumento da produção com mais qualidade.
![]() |
Kit de inseminação entregue aos municípios |
Cada cidade recebeu um kit de inseminação artificial e um veículo novo, através de emendas do Deputado Federal Paulo Pimenta e que ultrapassam R$ 2 milhões em investimentos no programa estadual Dissemina.
Para o prefeito Júlio Ruivo, de Santiago, o foco na agricultura familiar é o que mais se destaca no programa Dissemina. Parceiro de outras iniciativas da Seapa, como o programa de correção da acidez do solo, ele aposta na ampliação do melhoramento genético - já feito no município. Sobre a inauguração da unidade, Ruivo disse "não lembrar de outra reforma que algum outro governo tenha feito e de atenção especial, como estão dando agora, à inspetoria".
Para Nova Esperança do Sul, por exemplo, onde existem cerca de 17 mil cabeças de gado de corte e de leite, o investimento através do Dissemina vai proporcionar a duplicação da produção de leite no município, atualmente em 120 mil litros por mês.
Para Nova Esperança do Sul, por exemplo, onde existem cerca de 17 mil cabeças de gado de corte e de leite, o investimento através do Dissemina vai proporcionar a duplicação da produção de leite no município, atualmente em 120 mil litros por mês.
Em Jaguari, o investimento vai incrementar o melhoramento genético do rebanho de cerca de 65 mil cabeças de gado, colaborando também com o aumento da produção de leite e melhor qualidade da carne.
Já em Capão do Cipó, a novidade é outra. O primeiro terneiro gerado a partido do melhoramento genético disponibilizado ao produtor através do Dissemina, vai nascer no município nos próximos 45 dias, sendo o primeiro entre todos os municípios que aderiram ao programa.
Postar um comentário