Fazendas em Santiago e Maçambará são alvo de mega operação contra o abigeato. Quase 2 mil animais apreendidos! Postado sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 ás 19:32
Uma mega operação de combate ao abigeato na região foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 05, no interior dos municípios de Santiago e Maçambará, em duas propriedades rurais sob a responsabilidade de um homem que seria arrendatário das fazendas. Quase dois mil animais bovinos foram localizados, os quais podem ser oriundos de furtos que vinham ocorrendo há vários meses em diversos municípios. Os animais estão sob custódia da Brigada Militar.
A operação está sendo realizada pela Patrulha Rural do 5º RPMon, Patrulha Rural da Brigada Militar de São Gabriel, Inspetoria Veterinária de Santiago, Maçambará e São Gabriel e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com a Brigada Militar, a ação resultou de um trabalho iniciado na cidade de São Gabriel, onde policiais militares averiguaram denúncias de furto de gado. Eles descobriram que o gado furtado era trazido para a região de Santiago e Maçambará.
Na propriedade rural identificada como Fazenda Cerro Chato, na localidade de Cerro Chato, interior de Santiago, foram localizados 780 animais. Na outra fazenda, em Maçambará, foram encontrados aproximadamente 1.000 animais.
Até às 16 horas desta sexta-feira, 180 animais haviam sido vistoriados. Destes, 80 possuem marca diferente da registrada pelo arrendatário. Todos os animais passarão por vistoria, que prosseguirá durante o fim de semana.
Segundo informações da Brigada Militar, um pecuarista de Cacequi esteve na localidade de Cerro Chato e identificou 15 animais, os quais teriam sido furtados de sua propriedade. Outros pecuaristas da região, que tiveram animais furtados nos últimos meses, acompanham a operação na tentativa de identificaram se os animais são de suas propriedades.
O responsável pelo gado, que seria arrendatário das duas fazendas, terá de comprovar a procedência dos animais, caso contrário responderá criminalmente por furto e receptação. Até o momento, a Brigada Militar não divulgou o nome do responsável pelo gado.
A operação desencadeada nesta sexta-feira é a maior já realizada na região de Santiago para combater o abigeato.
Fotos: Anderson Bittencourt/Comunicação Social do 5º RPMon.
Postar um comentário