Para impedir corte, moradores de Santiago subiram em árvores na Rua João Oliveira Postado segunda-feira, 14 de agosto de 2017 ás 19:46
Moradores da Rua João Oliveira, no Centro de Santiago, impediram na tarde desta segunda-feira, 14, que a Prefeitura efetuasse o corte de três Ipês, incluindo um branco bastante raro, plantados há mais de 30 anos no local e que colaboram para a arborização urbana. Um Ipê rosa chegou a ter os galhos cortados por uma equipe da Prefeitura, mas as moradoras Marli Monteiro Bolzan e Maria Gorete Viero subiram nas outras árvores forçando os servidores públicos a deixarem o local sem concluírem o serviço, autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente. O corte foi suspenso após um contato com o prefeito Tiago Gorski Lacerda.
A Prefeitura teria autorizado o corte para a realização de uma obra em um terreno onde seria necessário o acesso de maquinário pesado, porém os moradores alegam que para a realização do serviço as árvores não precisam ser cortadas.
Um dos defensores dos Ipês é José Valter Bolzan (Zeca Bolzan). Foi ele que em meados de 1980 conseguiu plantar as árvores, após trazer as sementes da Serra do Iguariaçá. "São árvores raras que embelezam nossa rua e que são cuidadas por todos que moram aqui, tanto é que a Rua João Oliveira é uma das mais arborizadas de Santiago. No que depender dos moradores, se não houver negociação com a Prefeitura para a permanência das árvores, o caso vai parar na Justiça", garantiu Zeca Bolzan.
Parabenizo aos que assim procederam para impedir esse crime ambiental. Lindas árvores com belas orquídeas. Espero que os agentes do MP aí lotados façam a sua obrigação responsabilizando esses verdadeiros bandidos.
porque a prefeitura mantém o plantio de árvores na cidade. se quando elas estão frondosas cortam. então não plantel!1!
Contraditório, quando se tomam decisões radicais dessas e não observam o que alguns serviços estão causando de dano... Exemplo? a CORSAN que já está perita em deixar "calombos" pelas ruas da cidade, verdadeiros panelões no calçamento; ontem, observei que na Flores da Cunha, na rua lateral ao Cascão e ao Armazém Colonial, em algum tipo de obra, deixaram um rombo no calçamento sem sinalização alguma! Poderiam, no mínimo, recolocar as pedras no lugar, pelo menos para nenhum pneu ou suspensão de carro sofrer dano, visto que se tratava de uma pequena vala, porém, danosa.
Apoveitando o ensejo ..pediria a prefeitura que cuidasse mais de NOSSAS PAINEIRAS .Agradecida NEUSABOEMO ..JARDIM DAS PAINEIRAS