Lançamento oficial do 1º Canto Universitário da URI ocorreu nesta quarta Postado quinta-feira, 20 de junho de 2019 ás 20:13
Autoridades, imprensa, professores e funcionários da universidade estiveram presentes
Na tarde desta quarta-feira (19) a universidade foi palco do lançamento oficial do 1º Canto Nativista. Este que é uma realização da URI Santiago, idealizado por alunos e professores, e contou com a organização do DCE em parceria com o Grupo Nativista os Tropeiros e Sicredi.
“Agradecemos aos acadêmicos, O GTG Tropeiros e o patrocínio do Sicredi, que estão investindo mais uma vez na cultura, e nas potencialidades de levarmos adiante um movimento tradicionalista gaúcho. Era uma lacuna que nós tínhamos na nossa unidade, sendo uma cidade tão tradicionalista, onde a semana farroupilha é um momento tão importante, não tínhamos ainda um 1º Canto Universitário. Então, merece destaque essa iniciativa dos acadêmicos”, afirma a professora e diretora-geral, Michele Noal Beltrão.
Um dos organizadores do evento e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fernando Oliveira destacou a importância do evento de trazer, novamente para a cidade, os festivais nativistas: “O Canto Universitário da URI marcará o retorno dos festivais de músicas nativistas de Santiago e da região. Então, é um momento muito importante para toda a comunidade acadêmica e para nós do Diretório Central dos Estudantes, dar todo o apoio e respaldo para essa iniciativa que veio dos estudantes. É importante também que a comunidade em geral, participe e prestigie esse grande evento”, finaliza Fernando.
O 1º Canto Universitário da URI – Festival da Música Nativista do Rio Grande do Sul acontecerá no dia 06 de julho e terá duas linhas de manifestação Regional – Nativista e Fandangueira – onde as composições versam sobre os usos e costumes das lides do campo e galpão, representando as raízes da cultura regional gaúcha, tanto na letra, como no ritmo e instrumentos utilizados. Compreende-se como fandangueira os ritmos executados em bailes e fandangos de CTG, como Vaneirão, Chotes, Vaneira, Chamamé, Milongas e Rancheiras, sendo que estes ritmos não serão excluídos da linha Nativista.
Apoiadores:
- Sicredi
- Prefeitura Municipal de Santiago
- Auto Surdinas Bertasso e Surdiscar
- Ponto Cópias
- Damian Center Lar
- Coxilha Insumos
- Eba Agropecuária
- Sulfértil Agronegócios
- Nicola Veículos
- CDA Autopeças
- Barraca Missões
- Copatrigo
- Posto Damian e Mercado Rural
- Rural Agropecuária.
Texto: NUCOM.
Fotos: Rafael Nemitz e Núcleo de Comunicação da URI Santiago.
Postar um comentário