A Herpes Zoster, popularmente conhecida como cobreiro, é uma doença que chama a atenção pela maneira que se manifesta no nosso organismo.
É o vírus causador da varicela (catapora), doença muito comum na infância. O vírus fica desativado por um período em nosso corpo e, anos mais tarde, pode ocasionar na Herpes Zóster.
Todo esse processo funciona da seguinte maneira: quando adquirimos a varicela na infância, o vírus fica adormecido no organismo. Os nossos anticorpos se encarregam de desativar o vírus e os seus efeitos danosos. Contudo, durante a vida adulta, principalmente após os 50 anos, com o enfraquecimento do sistema imunológico, pode ocorrer a reativação do vírus, desencadeando, dessa forma, a doença Herpes Zóster.
Quando o vírus é reativado, ele se desloca através das fibras nervosas até a pele, provocando ulcerações dolorosas. Além das lesões, podem ocorrer ainda: sensação de formigamento, agulhamento, adormecimento, ardor, coceira local, dor de cabeça e mal-estar.
As razões para esse enfraquecimento do sistema imunológico são diversas, entre as principais: baixa imunidade, algum tipo de câncer, trauma local, cirurgias da coluna ou sinusite frontal.
Caso não seja tratada, a doença pode trazer complicações para o organismo. Uma delas é a neuralgia pós-herpética, em que a dor pode durar de semanas até meses após o aparecimento das lesões. Quando acomete nervos da face, pode levar à combinação de paralisia facial periférica e rash no pavilhão auditivo, distorção da face, lesões na ponta e asa do nariz e até comprometimento ocular.
De forma geral, a erupção que surge na pele acontece de forma gradual entre 2 e 4 dias e em até 4 semanas formam crostas, evoluindo para cura.
O diagnóstico costuma ser clínico por meio do relato do paciente e da avaliação das lesões.
A boa notícia é que já existe vacina para prevenir a Herpes Zóster
A vacina contra a Herpes Zóster é indicada para pessoas com mais de 50 anos, sendo feita em dose única na vida, reduzindo o risco de ocorrência em 69,80%, além de diminuir a incidência de neuralgia pós-herpética em 57%. Essa vacina esta disponível na Clínica Life, em Santiago.
Agendamentos podem ser realizados pelos fones (55)3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898, ou na Pinheiro Machado 2519, bairro Centro em Santiago.
Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco.
Postar um comentário