Chuva volta com força ao Sul do Brasil Postado terça-feira, 12 de outubro de 2021 ás 23:16

Duas ondas de instabilidade até o final da semana devem trazer altos volumes de chuva e risco de temporais de vento forte e granizo, conforme previsão da MetSul Meteorologia.


Chuva volta com força ao Sul do Brasil agora na segunda metade desta semana após trégua breve em muitas áreas, conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. O tempo já começa a mudar nesta quarta e são esperados volumes elevados de precipitação até a sexta-feira em diferentes regiões do Sul do país.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira, mas o tempo vai mudar em várias regiões gaúchas da tarde para noite. A nebulosidade aumenta na segunda metade do dia e áreas de instabilidade avançam a partir do Oeste com chuva. Chove em quase todo o Estado até o final do dia.

Em áreas mais a Leste e a Nordeste do território gaúcho, como o caso da cidade de Porto Alegre, o tempo seco predomina nesta quarta e o sol aparece, esperando-se que a chuva chegue só quase no final da quarta ou apenas no começo da quinta. Ar mais quente ingressa antes da chuva e faz calor à tarde em diversas regiões com máximas de 29ºC na capital gaúcha e 31ºC no Noroeste e no Vale do Sinos. 

Entre o final da quarta e o começo da quinta-feira, a chuva alcança também áreas mais a Oeste de Santa Catarina e do Paraná. No decorrer da quinta, a instabilidade enfraquece ao avançar para Leste no território catarinense, mas ainda assim traz chuva em vários pontos. No Paraná, por sua vez, a chuva atinge todas as regiões ao longo da quinta, sendo moderada a forte em diversas áreas.

No Rio Grande do Sul, após um começo de dia com chuva em diferentes áreas do estado, a nebulosidade diminui e o sol aparece com abafamento. Ocorre que no final do dia a chuva começa a retornar pelo Noroeste gaúcho e o Oeste catarinense e paranaense. 

Na sexta, o dia de maior instabilidade da semana no Sul do Brasil, um centro de baixa pressão se desloca do Nordeste da Argentina e do Paraguai em direção ao oceano, o que vai provocar nuvens muito carregadas e tempo localmente severo.

A chuva avança de Oeste para Leste no decorrer do dia e atinge todas as áreas do Sul do país. As precipitações devem ser localmente fortes a torrenciais com elevados volumes que em poucas horas podem ficar entre 50 mm e 100 mm em alguns municípios.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para 72 horas, até 9h de sexta, do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias. Observa-se a tendência indicada pelo modelo de chover excessivamente em pontos do Noroeste gaúcho ao Oeste do Paraná com marcas de até 100 mm e muito isoladas de 150 mm ou mais.


Já o mapa acima traz a projeção de chuva para 96 horas, até 9h do sábado, do modelo alemão Icon, igualmente disponível ao assinante na plataforma de mapas e com quatro atualizações por dia. Como o tempo de alcance deste modelo é maior acaba captando a chuva de toda a sexta-feira e o indicativo é de volumes altos em diversas regiões.

Os acumulados, de acordo com este modelo em particular, podem atingir volumes perto ou acima de 100 mm em vários pontos do Paraná e mais isoladamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde, no geral, os acumulados ficariam nestes quatro dias entre 20 mm e 50 mm com registros muito altos em pontos isolados.

RISCO DE TEMPORAIS

Adverte-se que a chuva deve vir com temporais em que pode ocorrer queda de granizo e/ou vendava isolados. Já há o risco entre o final da quarta e o começo da quinta nos três estados do Sul, mas a sexta-feira é o que que mais preocupa porque o potencial para tempo severo será maior pela presença de um centro de baixa pressão.

Há risco de temporais principalmente do Centro para o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, mas a possibilidade de tempestades localizadas será maior no Oeste e no Meio-Oeste de Santa Catarina e no estado do Paraná. Alguns dos temporais, inclusive, devem avançar para São Paulo a partir do Paraná com chance de tempo severo isolado no interior paulista.

PREVISÃO PARA SANTIAGO


Com mapas climáticos e informações da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Já são 16 anos INFORMANDO VOCÊ!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Blog Rafael Nemitz é o novo parceiro do SBT RS

Blog Rafael Nemitz é o novo parceiro do SBT RS

Em 2025: Novo repórter do SBT no interior do RS

Em 2025: Novo repórter do SBT no interior do RS

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cervejaria Dom Carlos e Clube Sete convidam!

Ocorrerá junto à 17ª Fecoarti em Santiago

Ocorrerá junto à 17ª Fecoarti em Santiago

Super Pet Bom Pra Cachorro

Super Pet Bom Pra Cachorro

Alerta da Defesa Civil de Santiago!

Alerta da Defesa Civil de Santiago!

Renegocie suas dívidas com a Prefeitura de Santiago!

Ponto Lanches, do Giovane!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Drogaria Guadalupe: Santiago e Nova Esperança do Sul

Cascão Gelateria e Cafeteria!

Lavô Santiago Centro

FECOARTI 2025!

FECOARTI 2025!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Papelaria Ravari em Santiago!

Papelaria Ravari em Santiago!

Papelaria Ravari em Santiago!

Papelaria Ravari em Santiago!

MP Móveis Rústicos em Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Dr. Benoní Rodrigues - Médico Cirurgião!

Neuropsicóloga Franciéle Scalcon!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Dr. Ribeiro Filho - Advogado!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Damian Casa e Construção!

Damian Casa e Construção!

Cezimbra Imóveis

Cezimbra Imóveis
RUA VENÂNCIO AIRES 1299 / Fone: (55) 9.9963-2822

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias