Megaoperação: DRACO de Santiago desarticula "Família" do Tráfico Postado quinta-feira, 4 de novembro de 2021 ás 22:18
Na manhã desta quinta-feira, 04, a Polícia Civil, através da DRACO de Santiago, deflagrou a Operação Ohana, a maior já realizada pela instituição no Município em combate ao Tráfico de Drogas. Ohana, em havaiano, significa família, nome escolhido pois, embora nem todos os investigados tivessem parentesco, o grupo se autodenominava "família".
Foram cumpridos 41 Mandados de Prisão Preventiva e 23 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Santiago, Santa Maria, Canoas e Porto Alegre, totalizando 65 ordens judiciais. A Operação contou com a participação de mais de 150 agentes de diversas regiões do Estado, 35 viaturas, drones e apoio aéreo com helicóptero com emprego de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (COE), da Divisão de Operações Aéreas (DOA), Grupamento de Operações Especiais (GOE) e também o Grupo de Resgate e Intervenção (GRI) da Polícia Civil.
As investigações iniciaram em novembro de 2020, a fim de investigar, inicialmente, os crimes de Tráfico e Associação ao Tráfico de Entorpecentes cometidos por moradores do Bairro Ana Martins Bonato e comandados por indivíduos que estão recolhidos no Presídio Estadual de Santiago, na Penitenciária Estadual de Santa Maria e na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.
Com o andamento das investigações, verificou-se que os investigados recrutavam menores de idade para que estes realizassem as vendas e entregas de entorpecentes, bem como, o transporte de armas e drogas entre os pontos de venda. Apurou-se também os crimes de porte, posse e comércio ilegal de armas de fogo.
Com a transferência do gerente do Tráfico do Bairro Ana Martins Bonato, do Presídio de Santiago para a Penitenciária de Santa Maria, as relações foram estreitadas entre ele e outro apenado, os quais passaram a apoiar-se mutuamente na compra e distribuição dos entorpecentes e armas de fogo, abrangendo, também, os Bairros Irmã Dulce e Jardim dos Eucaliptos.
A investigação e a deflagração da operação contou, ainda, com o apoio do efetivo da Operação Hórus (Base Itaqui).
A Operação repercutiu em todo o Estado, nos principais veículos de imprensa. A ULBRA TV, parceira do Blog Rafael Nemitz, abriu o Fala Rio Grande com a reportagem. Confira:
Fotos: Polícia Civil/Divulgação.
Postar um comentário