Fogos de artifício com ruído podem ser denunciados Postado quinta-feira, 30 de dezembro de 2021 ás 23:30
Com a chegada do Ano Novo, muitas famílias se preocupam com as consequências de um ritual que ainda persiste: o de soltar fogos de artifício barulhentos. Essa tradição, porém, tem perdido força desde o final do ano passado, quando o governador Eduardo Leite regulamentou a Lei 15.366 que estabelece multa de até R$ 10 mil para quem soltar fogos com ruído acima de 100 decibéis (verificação que leva em conta uma distância de cem metros do local de deflagração).
- "Para muitos autistas acaba sendo desesperador. Eles ficam em pânico por causa do barulho e a família também sofre junto", confirma Simone Martins Floriano, mãe de uma criança autista. Conforme os estudiosos do Transtorno do Espectro Autista, os estrondos provocados pelos fogos apresentam alterações no processamento sensorial. Devido a hipo ou hipersensibilidade, os estímulos se tornam mais fortes, o que pode gerar uma crise emocional, com duração de horas ou dias.
Já para os cães, o barulho pode ser traumatizante, pois a sua capacidade de audição é muito maior do que a de uma pessoa. Com os estampidos, eles se assustam, querem se esconder, ficam estressados ou até agressivos.
Denúncias por WhatsApp
A Polícia Civil possui um WhatsApp para que a população possa denunciar o uso de fogos de artifício com barulho. Pela Lei 15.366, cabe à polícia fiscalizar a utilização. Para denunciar, a população pode escrever para o número: (51) 98444-0606.
Texto e arte: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago
Postar um comentário