Santiaguense sofre intoxicação por inseticida aplicado em lavoura Postado quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 ás 12:06
O santiaguense Roberto Vielmo, de 33 anos, da Fazendinha, empreendimento de agricultura familiar que fica na localidade do Boqueirão, no interior de Santiago, onde também reside com sua família, deu entrada no Pronto Socorro Municipal nesta quarta-feira, 08, com intoxicação causada por inseticida aplicado em uma lavoura na mesma localidade.
A aplicação do veneno ocorreu pela manhã e, de forma imediata, Roberto, que estava em casa, sentiu náusea, tontura, dor de cabeça, falta de ar e aceleração cardíaca, sendo trazido pelos pais às pressas ao Grupo Hospitalar Santiago (GHS). O produto aplicado era tão forte que ele chegou a sentir na boca o gosto do veneno.
Conforme a família Vielmo, a aplicação do inseticida ocorreu há cerca de 1 km da propriedade da família, em uma lavoura de soja e milho. O veneno se propagou em função da presença de bastante vento nesta quarta.
Apesar da intensidade da intoxicação, o rápido atendimento no GHS evitou algo mais grave com o agricultor. Ele ficará em observação por, pelo menos, seis horas.
O episódio serve de alerta já que o uso de agrotóxicos é comum na região e pode causar danos graves a saúde. Há, ainda, recomendação para que, em dias com vento, esse tipo de produto não seja aplicado nas propriedades para evitar sua propagação.
Postar um comentário