Covid: Quase 1 mil vacinados nesta sexta em Santiago Postado sexta-feira, 7 de janeiro de 2022 ás 21:10
No dia em que a Secretaria Estadual de Saúde declarou Transmissão Comunitária da Variante Ômicron em todo o Rio Grande do Sul, Santiago vacinou quase 1.000 pessoas contra a Covid-19, informou agora à noite o Secretário Municipal da Saúde, Eldrio Machado.
Nessa sexta-feira, com expediente entre 8h e 14h, a VanCina (em frente à Prefeitura), o Centro Materno Infantil e os ESF's tiveram intensa procura por doses, especialmente a de reforço. Neste sábado, 08, a VanCina ficará na entrada do calçadão toda a manhã.
Ainda, conforme o Secretário de Saúde, o Município voltou a registrar um aumento significativo na média móvel de novos casos Covid e uma intensa movimentação no Centro de Triagem Covid (CTC), no Posto de Atendimento Municipal (PAM) e Pronto Socorro Municipal (PSM), a mesma situação que ocorre em todo país e no nosso Estado, porém com um novo cenário pandêmico, completamente diferente da experiência passada.
A transmissão está em aceleração desde a segunda quinzena de dezembro, porém com quadros muito leves e quase nenhum agravamento nos casos confirmados de covid-19. Esmagadora maioria assintomática e/ou sintomas leves. Nenhum impacto no uso de exames complexos de diagnóstico nem hospitalização.
Resultado da resposta imunológica da vacinação em massa da nossa população e as novas características da cepa viral do Coronavirus (mais transmissível e menos agressiva). Muitos casos de síndrome gripal, com sintomas iguais, negativam para covid-19.
"Situação é de alerta, pois aumentou muito a procura por testagem e avaliação clínica. Ampliamos o atendimento médico no CTC e PAM, bem como a aquisição de testes e medicamentos. Seguimos com apenas um paciente internado com covid-19 no nosso Hospital de Santiago", finalizou Eldrio Machado.
Dados desta sexta-feira, 07, em Santiago:
Os primeiros sete dias de janeiro somam 126 contaminações por Coronavírus. Há apenas 1 paciente hospitalizado e 125 estão em quarentena domiciliar. Nesta sexta, foram 44 novas infecções.
Há, ainda, 175 pessoas que tiveram sintomas suspeitos, foram submetidas a teste PCR e colocadas em isolamento em casa até a chegada dos resultados.
Postar um comentário