Fim de semana terá chuva e diminuição da onda de calor no RS Postado sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 ás 20:47
O fim de semana será marcado por instabilidade em todo o Rio Grande do Sul. A partir da tarde de sábado (28), a chuva é esperada em pancadas fortes, alternando com períodos de céu nublado, em todas as áreas do Estado. No Sul, há risco de temporal com descargas elétricas e rajadas de vento que podem ultrapassar 60km/h.
A onda de calor vai até a tarde de sábado, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). As temperaturas, porém, continuarão altas em função do vento no quadrande Norte, segundo a Climatempo. A mínima para o RS, 13°C, é esperada em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima pode chegar a 41°C em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Xavier e Porto Lucena, ambos, no Noroeste, os termômetros devem chegar aos 40°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 23°C e 36°C.
No domingo (29), a chuva ganha força durante o dia inteiro no RS. As precipitações serão de forte intensidade, com risco de temporal no norte gaúcho.
O calor começa a diminuir em comparação aos dias anteriores. A máxima ocorre em Novo Tiradentes, no Norte, em Porto Lucena e em Porto Xavier, ambos no Noroeste: 35°C. Já em São José dos Ausentes, na Serra, é esperada a mínima: 13C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre, 23°C e 30°C.
Segundo a Climatempo, a chuva começa a perder força na segunda-feira (30), quando as máximas voltam a ficar dentro do normal para o verão. Ainda chove na maior parte do Estado, mas de maneira fraca e isolada. O tempo fica firme apenas na Fronteira Oeste.
Para Santiago
Tanto no sábado quanto no domingo, a previsão é de chuva isolada e espera-se em torno de 10 milímetros para sábado e até 15 milímetros para domingo no Município. O ClimaTempo prevê temperaturas mais amenas, enquanto a MetSul Meteorologia segue destacando clima de calorão em Santiago.
Segundo o ClimaTempo, no sábado a mínima é de 22ºC e a máxima de 33º. Já no domingo, a mínima ficaria em 21ºC e a máxima em 29ºC. Em contrapartida, a MetSul prevê para Santiago, no sábado, mínima de 22ºC e máxima de 41ºC e no domingo, mínima de 20ºC e máxima de 38ºC.
Chuva ainda não será suficiente para aliviar a seca no Estado
Mesmo com a previsão de chuva para os próximos dias, a situação da estiagem no Rio Grande do Sul segue preocupante: 176 municípios gaúchos estão com situação de emergência.
Chuva ainda não será suficiente para aliviar a seca no Estado
Mesmo com a previsão de chuva para os próximos dias, a situação da estiagem no Rio Grande do Sul segue preocupante: 176 municípios gaúchos estão com situação de emergência.
Nesta sexta-feira (27), houve registro de chuva em cidades como Porto Alegre, 1,4 mm; Bento Gonçalves, na Serra, 0, 6mm; Camaquã, no Sul, 2,4 mm; Campo Bom, no Vale dos Sinos, 0, 4mm; Tramandaí, no Litoral Norte, 0, 4mm.
No sábado (28), o maior acumulado previsto é de 15 mm em São Francisco de Assis, na Fronteira Oeste; Lavras do Sul, na Região Central; Hulha Negra, na Campanha; Herval, no Sul.
Já no domingo (29), o volume de chuva deve ser um pouco mais elevado, ficando em torno de 24 mm em São José dos Ausentes, na Serra; São Valentim do Sul, no Vale do Taquari; Tupanci do Sul, no Norte.
Com informações de GZH/ClimaTempo e MetSul Meteorologia.
Postar um comentário