Segue baixando: Nível da Barragem de Santiago chega a 6,94 metros Postado quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 ás 11:07
Pela projeção da Corsan, se não chover significativamente, a barragem Vinte Pinheiros, que abastece nosso Município, pode atingir o nível crítico, de 5 metros, até meados de 20 de Fevereiro.
Na semana passada, o nível da barragem de Santiago estava em 7,12 metros. Na segunda, chegou a 7,2 e, nesta quarta-feira, 18, caiu para 6,94 metros devido a estiagem que atinge o Estado. As informações são do gerente da Corsan local, Lusardo Baldiati Parizi.
Lusardo reforça que, seguindo desta forma, sem chuva expressiva, há uma projeção que até 20 de Fevereiro a barragem chegue ao nível de 5 metros, considerado crítico e, dessa forma, a cidade poderá ter racionamento. Essa decisão ainda não tomada.
Se o nível seguir baixando, a Corsan estima que terá água para abastecer Santiago por, no máximo, 60 dias.
Nesta semana, uma comitiva local vai até Porto Alegre reunir-se com a Direção da Corsan. Nela, integrantes da Corsan de Santiago, o prefeito Tiago Gosrki Lacerda e outras lidenças do Município que buscam um plano urgente para evitar prejuízos à comunidade.
Apelo à população
Economize água, não tome banhos demorados, não lave calçadas ou carros com água da torneira. No caso dos carros, os postos de lavagem de Santiago reutilizam a água e são uma opção barata e, nesse período, consciente, afinal trata-se do líquido mais precioso que temos.
A Prefeitura não pretende multar ninguém, pois ainda acredita na conscientização das pessoas quanto a importância da economia nesse delicado momento. Mas, se a estiagem persistir e a barragem seguir em declínio, episódios de desperdício de água podem começar a sofrer fiscalização com punição ao bolso do santiaguense.
Fotos: Éder Alves/NPExpresso.
Postar um comentário