Depressão Psicótica: Principais sintomas e tratamento, artigo da Dr.ª Karine Peixoto Postado quinta-feira, 28 de novembro de 2024 ás 00:15
Também conhecida como psicose depressiva, a depressão psicótica é considerada uma das formas mais graves de depressão. Afinal, o que é depressão psicótica?
Como existem diversas formas de depressão, a psicótica é uma delas. Na verdade, todos os tipos de depressão apresentam algumas características em comum. Contudo, há variações específicas na manifestação de alguns transtornos. Assim, tais especificidades são os diferenciais que ajudam a distinguir as mais diversas formas da doença.
Em linhas gerais, as características da depressão psicótica não são muito diferentes de outros distúrbios. No entanto, os sinais mais claros são a presença de delírios e alucinações, que surgem em conjunto com os demais sintomas das crises depressivas.
O que causa a depressão psicótica?
Mesmo que haja alguns indicativos, ainda não se consegue apontar, com propriedade, quais as razões que levam ao desenvolvimento da depressão psicótica. Contudo, estima-se que haja a predominância de fatores de ordem genética, familiar, ambiental e biológica. Também há evidências da influência de características ligadas à personalidade do indivíduo.
Considerando que essas crises têm influência de outras condições psíquicas — como a bipolaridade — os seguintes pontos devem ser considerados:
- Quando somada a outros fatores, a herança genética eleva a chance desses distúrbios;
- Indivíduos com experiências traumáticas na infância apresentam maior tendência à depressão e ansiedade;
- O perfil sociopsicológico também pode ser um gatilho para a evolução das crises depressivas;
- O ambiente familiar e social pode ser um fator de proteção ou de risco para os transtornos mentais;
- O apoio dos familiares é uma importante ferramenta para reduzir os impactos de problemas dessa natureza.
É possível prevenir esse tipo de depressão?
Os principais cuidados que podem diminuir o risco para essas crises são:
- Manter um cronograma regular de visitas ao médico;
- Evitar conflitos familiares, sociais ou no trabalho;
- Priorizar um estilo de vida saudável, longe do álcool e do cigarro;
- Evitar o uso de substâncias entorpecentes;
- Fazer atividade física regularmente;
- Dormir bem.
Como é feito o diagnóstico da depressão psicótica?
O diagnóstico desse tipo de depressão, caracterizado por sintomas associados a eventos psicóticos requer uma avaliação diagnóstica criteriosa. O psiquiatra pode realizar essa análise.
Tratamento
Médica psiquiatra, com 25 anos dedicados à saúde, a Drª Karine Peixoto atende em Jaguari e em Santiago. Todo o tipo de depressão e crises de ansiedade são tratáveis, estando a médica a disposição para atendimentos, inclusive aos sábados.
Agendamento de consultas e mais informações sobre tratamentos pelos telefones (55) 3251-2933 ou pelo WhatsApp (55) 9.9981-2397.
Postar um comentário