EEG e Polissonografia: Modernos exames disponíveis na Clínica Life Postado quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 ás 14:39
A Eletroencefalografia (EEG) é um exame de monitoramento que registra as atividades das ondas cerebrais. Ele é usado para detectar possíveis alterações psiquiátricas e neurológicas, como epilepsia, tumores e lesões cerebrais, cefaleia e problemas com enxaqueca, excesso de álcool ou droga, etc.
Os dados coletados durante a polissonografia são cuidadosamente analisados por especialistas em medicina do sono. Eles examinam os padrões de sono, a ocorrência de eventos anormais, como apneia do sono, ronco excessivo, movimentos periódicos das pernas, pesadelos, entre outros. Essa análise detalhada permite a identificação e a avaliação da gravidade dos distúrbios.
Como a polissonografia funciona e quando ela é indicada?
A realização do exame, de maneira geral, é bastante simples, embora seja necessário que o paciente organize sua rotina. Além disso, a polissonografia é um exame não invasivo, adequado para todas as faixas etárias, desde bebês até idosos, e geralmente apresenta baixa taxa de complicações.
- Ronco e suspeita de apneia obstrutiva do sono
- Pacientes com queixa de sonolência diurna excessiva
- Sono não reparador
- Sono fragmentado
- Insônia
- Sonambulismo
Importância da polissonografia na área da saúde
Um exame de polissonografia pode ser determinante para melhorar a qualidade de vida de um paciente, já que ele auxilia no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral das pessoas.
Afinal, desordens no sono estão associadas a uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, obesidade, depressão e comprometimento cognitivo.
A polissonografia desempenha um papel importante na identificação precoce dessas enfermidades, permitindo que os médicos e terapeutas da área definam estratégias de tratamento personalizadas para cada paciente.
Postar um comentário