MetSul alerta: Vai piorar o calorão a partir deste domingo no RS Postado sábado, 8 de fevereiro de 2025 ás 21:18
Massa de ar quente sobre o estado se intensifica e trará um domingo de temperaturas muito altas no Rio Grande do Sul. A semana começa com clima escaldante, especialmente na segunda e terça-feira, alerta a MetSul Meteorologia.
A MetSul Meteorologia alerta que o calor aumenta ainda mais neste domingo no Rio Grande do Sul com a onda de calor ingressando na sua fase mais intensa à medida que a massa de ar quente sobre o estado ganha força, o que vai trazer um começo de semana tórrido.
Com a intensificação do ar quente, as temperaturas seguiram em elevação. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores temperaturas foram de 38,4ºC em Santiago, 37,5ºC em São Borja e 37,0ºC em Uruguaiana. A estação governamental em Quaraí anotou 40,9ºC, mas há dúvida sobre a correção das medições deste equipamento na cidade da fronteira.
Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul indicaram máximas à tarde de 38ºC a 40ºC em diversos municípios do Oeste e do Noroeste do estado. Na região metropolitana, a estação de Campo Bom, no Vale do Sinos, observou máxima de 36,4ºC. Em Novo Hamburgo, estação na Lomba Grande marcou 35,1ºC. Em Porto Alegre, na estação oficial automática do bairro Jardim Botânico, a máxima chegou a 34,4ºC.
O sol predomina no Rio Grande do Sul neste domingo com tempo aberto em todo o estado. Nuvens esparsas devem ser esperadas, mas na grande maioria das cidades vão ser poucas nuvens. Não se pode afastar chuva extremamente isolada na segunda metade do dia em pontos do Noroeste e do Norte do estado devido ao aquecimento, isso se ocorrer, porque se chover será em um número ínfimo de locais.
O Oeste, Noroeste, Centro, Campanha e os vales devem ter máximas próximas, ao redor e acima dos 40ºC durante a tarde. Porto Alegre deve chegar a 36ºC, mas pontos da área metropolitana devem ter entre 37ºC e 38ºC ou mais no Vale do Sinos.
A MetSul Meteorologia chama a atenção para os índices de radiação UV que serão muito altos a extremos, assim não é recomendável a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e o meio da tarde, devendo se fazer uso de protetor em caso de exposição ao sol durante o dia.
O pior do calor está reservado para segunda-feira e terça, quando devem ser esperadas marcas próximas, ao redor e acima de 40ºC em grande número cidades gaúchas, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana. Os locais mais quentes do estado devem ter 41ºC a 42ºC com pontos isolados com marcas superiores.
Veja a previsão para Santiago na próxima semana:
Com informações da MetSul Meteorologia.
Postar um comentário