Rio Atmosférico traz risco de chuva intensa a extrema no RS e SC Postado quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 ás 09:45
Rio atmosférico vai favorecer novos episódios de chuva localmente muito intensa hoje e amanhã no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com acumulados isolados de precipitação extremamente altos em curto período, adverte a MetSul Meteorologia.
Modelos numéricos de previsão do tempo indicam que um rio atmosférico (corredor atmosférico de umidade) vindo da Amazônia atua no final desta semana no Centro e no Nordeste da Argentina, Uruguai e parte do Sul do Brasil.
O rio atmosférico traz abundante umidade com elevados índices de água precipitável, o que ao interagir com a massa de ar quente que cobre a região, favorece episódios de chuva muito forte e intensa localizados.
Alguns destes episódios podem trazer volumes de chuva excessivamente altos em curto período, da ordem de 100 mm a 200 mm em menos de três horas, de forma localizada. Ou seja, chuva de um mês ou mais em um par de horas em setores isolados.
Com isso, torna-se alto o risco de episódios localizados de alagamentos e inundações em áreas urbanas e zonas rurais, podendo se produzir ainda o transbordamento de arroios e córregos, além de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em áreas de relevo.
Tais ocorrências de chuva muito forte a extrema isoladas tendem a se produzir mais em horas da tarde para a noite, devido ao aquecimento diurno que estimula a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical.
Conforme a análise da MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm um risco aumentado destes eventos de chuva excessiva localizada nos dias de hoje e amanhã por conta do corredor de umidade. Não é possível, porém, pontuar quais locais serão afetados ante o caráter isolado de microescala destes eventos.
Há situação de bloqueio atmosférico no Sudeste do Brasil que inibe a chuva na maior parte da região, fazendo com que o corredor de umidade vinda da Amazônia esteja com uma orientação mais a Oeste, e que no momento afeta parte do Sul do Brasil e os países vizinhos.
Além de chuva localmente muito volumosa, o rio atmosférico ao interagir com a massa de ar muito quente e instável favorece a ocorrência de temporais isolados que, em alguns pontos, podem ser fortes a severos com granizo e vendavais capazes de causar danos.
Veja a matéria completa no site da MetSul Meteorologia.
Postar um comentário